Yoga Terapia

Qualquer técnica de yoga usada para tratar sistematicamente lesões físicas, dor, stresse mental ou emocional, ou trauma, pode ser considerada Yoga Terapia.

Dependendo da natureza da doença, a terapia de yoga pode não apenas ser preventiva ou curativa, mas também servir para administrar a doença ou facilitar a cura da pessoa a todos os níveis.

Embora qualquer tipo de yoga possa trazer benefícios para a saúde, a Yoga Terapia envolve o emprego de uma variedade de práticas de yoga para tentar melhorar uma condição de saúde ou facilitar um processo natural, como a gravidez ou a menopausa.

Entre as ferramentas de yoga usadas como parte integrante da Yoga Terapia, estão as asanas (as posturas físicas), o pranayama (exercícios respiratórios), a meditação e até mesmo uma dieta especial e adequada a cada caso.

E é precisamente por não haver duas pessoas iguais que também o yoga terapêutico tem de ser adequado a cada um.

Por isso, haverá sempre uma análise prévia à condição da pessoa em questão e só mediante esta então se partirá com método e paciência rumo a uma prática de yoga personalizada e em evolução, que não só abordará a doença de forma multidimensional, mas também visa aliviar o sofrimento de maneira progresiva, não invasiva e complementar.

Benefícios

O yoga terapêutico é uma abordagem inerentemente holística, trabalhando simultaneamente corpo, mente e espírito.

Várias práticas de yoga fortalecem sistematicamente diferentes sistemas do corpo, incluindo o coração e o sistema cardiovascular, os pulmões, os músculos e o sistema nervoso.

Práticas de yoga podem melhorar a função do sistema digestivo, promover o bem-estar psicológico e melhorar a circulação de oxigénio nos tecidos, ao mesmo tempo que removem com eficiência as toxinas celulares.

De grande importância nos nossos dias, reduz também o stresse, o qual está directamente associado a uma ampla variedade de problemas médicos, desde enxaquecas e síndrome do intestino irritável até condições potencialmente fatais, como diabetes, osteoporose e doenças cardíacas.

Embora, por si só, o yoga possa aliviar vários problemas, ele é particularmente eficaz como complemento de outras formas de assistência à saúde, tanto alternativas quanto convencionais.

Estudos sugerem, por exemplo, que o yoga terapêutico pode diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia e dos tratamentos de radiação para pessoas com cancro e facilitar a recuperação mais rápida após a cirurgia de bypass.

Em estudos clínicos, muitos pacientes com asma, diabetes tipo II ou hipertensão que iniciaram uma prática regular de yoga, foram capazes de reduzir a dosagem de químicos ou eliminar completamente alguns deles.

Ou seja, um duplo benefício: menos medicação, logo, menos efeitos colaterais, a par de uma substancial economia de custos.