Yoga nas Escolas

Bebés e Crianças

Antes de mais, referir que o yoga para crianças é diferente do yoga para adultos. Compreende-se o porquê e por isso uma aula de yoga para crianças tem de ser adequada a elas, pelas mais variadas razões.

O nosso programa de yoga nas escolas contempla variadas tipologia de aulas, dependendo da idade de cada criança. Desde ainda bebés (a partir das 6 semana de vida) até aos mais crescidos, a abordagem tem de obedecer às suas diferentes necessidades que, compreensivelmente, num bebé de 4 meses são muito diferentes das de um bebé de 10 meses. Isso leva a que o professor adeque os diferentes exercícios de yoga às diferentes fases de desenvolvimento de cada criança.

Numa classe de yoga para crianças, o segredo está em fazê-las ver o yoga como uma diversão. A abordagem nestes casos deve ser de coração aberto, pois com as crianças mais novas ninguém espera que elas façam integralmente uma postura de yoga, há somente que as expor ao facto de que se trata de uma postura.

Por isso é através das histórias, das músicas, dos jogos e do relaxamento, que vamos ensinar à criança regras de como viver em sociedade, de como respeitar a natureza e os animais, de como brincar e divertir-se sempre com respeito pelos outros, de como respirar correctamente, de coordenar os movimentos com a música, desenvolvendo a concentração, de como aprender a relaxar e a acalmar utilizando ferramentas que serão muito úteis no seu dia-a-dia.

Todas estas técnicas terão um efeito muito positivo na criança, que, além de todos os benefícios do exercício físico, aumenta a auto-estima, desenvolve uma atitude positiva perante a vida e interioriza o respeito pela natureza e pelo próximo, ajudando a tornarem-se adultos fortes, saudáveis, emocionalmente inteligentes e com elevada autoconfiança.

E porque não existe competição no yoga, este é ainda mais perfeito para as crianças, pois permite-lhes avançar ao seu próprio ritmo.

Inúmeros estudos realizados por especialistas em todo o mundo provam que o yoga não só faz bem às crianças, como é de vital importância no seu desenvolvimento, quer físico quer mental.

Mas principalmente, e talvez o mais importante, é fazer de cada aula de yoga um momento divertido, em que a criança se sente amada, respeitada, segura e alegre, o que sem dúvida contribui para melhorar os seus índices de concentração, aprendizagem e, consequentemente, de felicidade.

Para mais informações ou desejo de implementar no seu estabelecimento de ensino esta prática, contacte-nos e teremos todo prazer em agendar consigo uma reunião para nos apercebermos da melhor solução para o seu caso ou necessidade.