Actividades

Para além do Yoga nas suas mais diversas vertentes, no espaço Prema Yoga encontra ainda um conjunto de actividades alternativas subjacente ao nosso objectivo de levar mais serenidade, equilíbrio e paz interior à vida das pessoas.
Se a intenção é a prática de uma actividade que melhor contribua para o seu bem-estar, quer físico quer mental, no Prema Yoga tem à sua escolha aquela que melhor se adequa às suas necessidades ou preferências.

“Yoga, jungere, jugum”

Etimologicamente, o termo Yoga deriva da raiz yuj, “ligar”, “manter unido”, “jungir”, “pôr sob o mesmo jugo”.
Yoga significa "União", união entre o bem-estar físico e mental, rumo à conquista do equilíbrio e da serenidade.

Dos muitos ramos que compõem o Yoga, é o Hatha Yoga aquele que vai encontrar neste nosso centro e que nele pode praticar, qualquer que seja a sua idade ou forma física. Seja no bebé, na pré mamã, na recém mamã, na criança ou no adulto, o Yoga que aqui lhe proporcionamos é específico e adequado a cada uma das etapas da vida, contribuindo desse modo para uma existência mais saudável e de maior autoconhecimento, quer físico quer mental.

Hatha Yoga

O trabalho de preparação física através de posturas corporais constitui o Hatha Yoga, que é o ramo do Yoga que visa à iluminação da consciência pela união de duas polaridades (ha = sol, tha = lua) presentes na respiração, na mente e no corpo.
O Hatha Yoga visa o controlo dos sentidos, dos actos inconscientes e das reacções instintivas ou condicionadas, de modo que, pelo uso de uma vontade fortalecida, o pensamento pode ser unificado e iluminado. Dele fazem parte os âsanas (posturas), os bandhas (contracções musculares), os kriyas (técnicas de purificação) e os mudrás (gestos), que reforçam os objectivos do Hatha Yoga.

Benefícios da prática regular de Yoga

Através de um sistema de exercícios físicos e mentais concebidos há milhares de anos, o Yoga ensina-nos a estar atentos ao nosso corpo, aos sentidos e à respiração, contribuindo desse modo para o nosso equilíbrio e concentração. A sua prática regular contribui para uma melhor circulação, promove a descontracção e relaxamento e beneficia os órgãos internos, as glândulas e os músculos.
No campo físico, o primeiro objectivo do Yoga é manter uma coluna flexível, pois é a estrutura que suporta todo o nosso corpo.
No campo mental, o Yoga permite-nos ter uma vida mais calma e equilibrada, o que nos proporciona a possibilidade de olhar cada obstáculo com que nos deparamos no seu decurso não como um entrave no caminho mas como uma oportunidade de crescimento. Assim a vida é vista com mais clareza e de uma forma muito mais positiva.

Objectivo da meditação

A meditação é uma prática conseguida através da persistência e totalmente incompatível com a pressa ou a existência de algum objectivo específico a alcançar imediatamente. Importante é aprender a parar e a aceitar que só através do silêncio, da introspecção e do trabalho sistemático se consegue chegar ao estado ideal para a concretização da meditação.

Preferencialmente, ninguém se deveria iniciar na meditação sem antes ter praticado regularmente Yoga, pois este ajuda a desbloquear o corpo, purifica e reequilibra a sua energia, proporcionando tranquilidade e concentração fundamentais para aprofundar a consciência interior. Ou seja, o Yoga e a meditação são disciplinas que se complementam, na medida em que a prática de Yoga conduz a um estado de concentração que prepara o caminho para a prática da meditação.

Benefícios da meditação

  • Acalma e relaxa;
  • Trabalha a concentração e a introspecção;
  • Busca o conhecimento individual;
  • Procura manter a ligação entre o ser humano e o universo.

 

Objectivo do Chi Kung Terapêutico

Aprenda a compreender e a regular a Energia Vital através da prática continuada de Chi Kung. Técnica milenar chinesa de treino interior, o Chi Kung, ou Qi Gong, é uma ginástica energética de movimentos harmoniosos, coordenados e de baixa intensidade, que tem como objectivo o desbloqueio da energia do corpo, procurando o bem-estar físico, mental e espiritual. Qualquer que seja a sua idade, pratique regularmente Chi Kung Terapêutico e ganhe mais vitalidade, mais presença, melhor postura, mais foco, um corpo com menos tensões físicas e mentais, melhor desempenho a nível pessoal e profissional. Se procura mais qualidade de vida então a prática de Chi Kung é ideal para si, pois não apresenta qualquer tipo de contra-indicações, antes proporciona uma vida mais saudável.

Benefícios do Chi Kung Terapêutico

  • Pode ser praticado por todas as faixas etárias;
  • Visa o reforço do sistema imunológico, cardio-vascular e respiratório;
  • Beneficia o metabolismo e previne a maioria das chamadas doenças da meia-idade, tais como o endurecimento das artérias e articulações;
  • Quando praticado regularmente beneficia especialmente o sistema nervoso central, pois revigora e estimula o cérebro desenvolvendo assim mais capacidade de concentração;
  • A sua prática continuada produz mais vitalidade, mais presença, melhor postura, mais foco, um corpo com menos tensões físicas e mentais, melhor desempenho a nível pessoal e profissional;
  • Aumenta a qualidade de vida, a longevidade e a saúde dos praticantes;
  • Estudos científicos realizados nos EUA demonstraram que ao fim de três meses de prática começam a ser notórios os benefícios do Chi Kung Terapêutico na saúde, os quais se mantêm mesmo após a interrupção da sua prática.

 

Objectivo do TenChi Tessen

Ten – Céu.
Chi – Terra.
Tessen - Leque, símbolo do sopro da vida.

Criado em 1986 pelo mestre Georges Stobbaerts, o TenChi Tessen é tido essencialmente como uma arte do movimento que reúne características do teatro, da dança e das artes orientais, em harmonia com a Natureza.
Actividade muito estética, o TenChi Tessen baseia-se nas artes do laido e do Aikido, mas também do Yoga e do Zen, e visa essencialmente a unidade do corpo, da respiração e da consciência. Os aspectos que levam a considerar esta disciplina como uma “Arte da Vida” são principalmente o conhecimento que o ser humano ganha de si próprio, reencontrando a harmonia consigo e com o mundo que o rodeia, entre o céu (Ten) e a terra (Chi).

Benefícios do TenChi Tessen

  • Trabalha a unidade do corpo, da respiração e da consciência;
  • Permite o domínio da respiração baixa e a noção do seu centro;
  • Trabalha uma série de aspectos a nível físico (muscular e articular);
  • Trabalha uma série de aspectos na relação com o outro e com o espaço;
  • Promove a harmonia.

 

Dança Oriental

A Dança Oriental ou Dança do Ventre (Raks al Sharki em árabe) é uma das expressões corporais mais antigas que se conhece. Há várias hipóteses quanto às suas origens, mas é provável que tenha derivado de um certo tipo de dança pélvica que ainda hoje pode ser encontrada em algumas regiões do Médio Oriente e do norte de África e que é tradicionalmente praticada pelas mulheres desde a antiguidade, supõe-se que associada a ritos de fertilidade e também a alguns movimentos feitos durante o parto, no sentido de o auxiliar. Só no século XIX começa a ser conhecida por "Dança do ventre" pelos europeus que viajavam aos países exóticos em busca de novas culturas e que lhe atribuíram essa designação devido aos surprendentes movimentos do ventre e ancas, então inexistentes nas danças europeias. Esta dança, que assim reúne séculos de uma sabedoria ancestral, inclui grandes deslocações, voltas e movimentos de todas as partes do corpo, se bem que os mais importantes são os de anca. Hoje em dia, tanto no oriente como no ocidente, esta dança árabe, também apelidada de bellydance, tem-se desenvolvido, popularizado e continua a ser praticada não só pelos seus benefícios físicos mas, principalmente, pelo bem-estar que oferece e pelo aumento da auto-estima, que desenvolve naturalmente.

Objectivo da Terapia Ayurveda

Segundo o Ayurveda (que significa “ciência de vida” em Sânscrito) a saúde é a interacção harmoniosa entre o corpo, a mente e tudo o que nos rodeia. Quando esta interacção se altera, aparece a doença.
O corpo é composto por três energias que determinam a nossa forma física e mental. São chamados os Doshas: Vata (ar e éter), Pitta (fogo e água) e Kapha (água e terra). Todos temos a nossa própria proporção de cada um destes três elementos, existindo ao todo sete constituições básicas: Vata, Pitta, Kapha, Vata-pitta, Pitta-kapha, Vata-kapha e Vata-pitta-kapha.
Esse seria o estado de equilíbrio natural do corpo. Contudo, hábitos pouco saudáveis, como uma dieta incorrecta, stresse, emoções negativas, falta de exercício e poluição ambiental podem levar a que esta harmonia se perca, forçando o corpo ao desequilíbrio e, consequentemente, à doença. É aqui que a medicina ayurveda ajuda, restabelecendo esse equilíbrio através do seu leque de terapias. Embora existam outras terapias ayurveda utilizadas em casos específicos, as cinco mais comuns são:

Abhyanga - massagem corporal com óleo aquecido;
Shirodhara - óleo aquecido sobre a testa;
Svedhana - desintoxicação do corpo através de sudação;
Nasya - tratamento pelo nariz;
Basti - limpezas do intestino.

Estas aplicações devem ser acompanhadas por uma alimentação específica, suplementos alimentares e pela prática regular de Yoga.

Benefícios da Terapia Ayurveda

  • Previne o desequilíbrio;
  • Restabelece o equilíbrio;
  • Fortalece o sistema imunitário;
  • Aumenta o estado geral de bem-estar e vitalidade do corpo;
  • Retarda o envelhecimento.

 

Medicina Tradicional Chinesa (Acupunctura, Fitoterapia, Dietética, Tui Na, Chi Kung)

Objectivo da Medicina Tradicional Chinesa

Com cerca de cinco mil anos de existência, e utilizada há mais de três mil anos por mais de 1/3 da Humanidade, a Medicina Tradicional Chinesa é composta, de forma integrada e inseparável, por um conjunto de 5 disciplinas principais. São elas:

  • Acupunctura, o método mais conhecido do mundo ocidental, no qual são utilizadas agulhas em pontos definidos do corpo para restabelecer o equilíbrio energético;
  • Fitoterapia, que tem como base de tratamento o uso de plantas naturais;
  • Dietética, que inclui, para além de uma alimentação com regras, exercícios energéticos para o relaxamento;
  • Tui Na, forma de massagem chinesa usada para estimular os pontos dos meridianos do paciente com a finalidade de equilibrar o fluxo de energia nestes canais;
  • Chi Kung (Qi Gong), ginástica energética que tem como objectivo o desbloqueio da energia do corpo, procurando o bem-estar físico e mental.

 

Benefícios da Medicina Tradicional Chinesa

  • Encontra-se reconhecida em Portugal, com legislação aprovada na Assembleia da República em 24/07/13;
  • Desde sempre reconhecida e aceite pela Organização Mundial de Saúde, tendo em conta que os seus resultados são hoje em dia verificáveis, até pelas próprias metodologias ocidentais;
  • É utilizada, de forma ininterrupta, há mais de três mil anos e por mais de 1/3 da Humanidade;
  • Não parou de se desenvolver até aos dias de hoje, incorporando actualmente novas tecnologias, como o laser, as ondas electromagnéticas, a electroestimulação, etc.;
  • A Medicina Tradicional Chinesa consegue observar desequilíbrios antes da instalação da própria doença, tendo assim um papel bastante importante nas questões da prevenção;
  • A Medicina Tradicional Chinesa tem por princípio o reconhecimento da base do problema físico que, diversas vezes, é do foro psicológico do doente;
  • Na China, coexiste em simultâneo com a Medicina Alopática (Ocidental).

 

Objectivo da Acupunctura

A história da acupunctura (do latim acus - agulha e punctura - colocação) confunde-se com a história da própria medicina na China. É um ramo da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e em Portugal está autorizada e regulada pela Lei 71/2013, devendo ser praticada apenas por licenciados nesta área.
Os seus primórdios remontam à pré-história chinesa e hoje, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a sua prática é considerada, por si só, um sistema terapêutico de promoção da saúde, de diagnóstico, prevenção e tratamento da doença com metodologias específicas.
Segundo a filosofia chinesa, o nosso corpo possui forças e um fluxo de energia que o mantém em equilíbrio e, consequentemente, saudável. Quando este fluxo de energia é bloqueado há a interrupção desse equilíbrio, podendo causar doenças.

Em rigor, não pode existir separada da Medicina Tradicional Chinesa, da qual faz parte, pois esta técnica milenar, após o diagnóstico efectuado segundo os ensinamentos clássicos da MTC, consiste na aplicação de agulhas com espessura de um fio de cabelo em pontos chamados "Pontos de Acupunctura" ou "Acupontos", os quais se distribuem principalmente sobre linhas chamadas "meridianos" ou "canais".
Uma vez estimulados esses pontos de acupunctura (existem cerca de 2 mil), dá-se a libertação de uma série de substâncias que têm como efeito final o aumento da circulação local, com melhoria da oxigenação e do aporte de nutrientes aos tecidos, traduzido no ajuste dos canais energéticos do corpo de acordo com o equilíbrio de yin e yang.
Actualmente está provado que a acupunctura tem efeitos profundos a todos os níveis no Sistema Nervoso Central, o qual, em resposta à estimulação, liberta neurotransmissores e hormonas que aliviam a dor, reforçam o sistema imunológico e regulam as funções corporais.

Benefícios da Acupunctura

  • Tem efeitos profundos a todos os níveis no sistema nervoso, desde o sistema nervoso periférico ao sistema nervoso central (medula espinhal e cérebro), e, principalmente, a nível do sistema límbico (um conjunto de áreas do cérebro relacionadas com as emoções), do hipotálamo e da hipófise, bem como do córtex cerebral;
  • Reduz e elimina todo o tipo de dor, sendo particularmente eficaz em fibromialgia, dores localizadas nas costas, dores articulares, cefaleias (dor de cabeça), dismenorreia (dores menstruais), etc.;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Regula os batimentos cardíacos;
  • Diminui e trata os problemas hormonais;
  • Diminui e trata a depressão e a ansiedade;
  • Aumenta a vitalidade e energia;
  • Diminui a necessidade de usar remédios;
  • Previne e trata todo o tipo de doenças;
  • Promove o relaxamento;
  • Diminui o stresse;
  • Aumenta a expectativa de vida;
  • Auxilia no tratamento contra as adições (fumo, álcool e drogas);
  • Diminuição dos distúrbios de sono;
  • Diminui e elimina os efeitos secundários provocados pela quimioterapia;
  • Diminui a tensão emocional;
  • Trata todo o tipo de inflamações (bursites, tendinites, tendinites do calcâneo, etc.);
  • Trata doenças do foro respiratório (asma, rinite, sinusite, gripe, constipação, etc.);
  • Atenua e retarda os sintomas de doenças degenerativas (Parkinson, Alzheimer, etc.);
  • Trata sequelas de AVC;
  • Suaviza estrias e celulites;
  • Rejuvenesce a pele.

 

Objectivo da Massagem Ayurveda

Também designada por Abhyanga, esta massagem terapêutica corporal é feita com óleos medicinais à base de plantas e específicos segundo a constituição do indivíduo. Após identificado o tipo constitucional, o óleo indicado deve ser aquecido e uma vez à temperatura da pele dá-se início à massagem, que vai do couro cabeludo à planta dos pés. Segundo o Ayurveda, as dores são causadas pela acumulação de energia, a qual acaba por obstruir o normal fluxo energético do corpo. Feita a massagem, o calor gerado obriga o fluxo a mover-se, aliviando a tensão e diminuindo a dor. A pessoa respira melhor, mais profundamente, sente-se relaxada, dorme melhor, regulariza o apetite e, em geral, torna-se mais satisfeita com a vida.

Benefícios da Massagem Ayurveda

  • Nutre e revitaliza os tecidos, aumentando a sua força;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Rejuvenesce todo o corpo;
  • Reduz a celulite;
  • Embeleza a pele;
  • Retarda o envelhecimento;
  • Induz o sono restaurador;
  • Promove a vitalidade;
  • Equilibra os Doshas;
  • Reduz a tensão;
  • Remove as toxinas do organismo.

 

Objectivo da Massagem Tui Na

A massagem Tui Na é parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa sendo constituída por um variado conjunto de técnicas manipulativas que consiste na pressão digital em pontos específicos de tendões e músculos e manipulações de alinhamento, sempre que necessário. Pela sua aplicação, são estimulados pontos de acupunctura e zonas específicas do corpo do paciente com o objectivo de atingir o equilíbrio fisiológico e energético. “Tui” significa “Empurrar” e “Na” “Agarrar” e fundamenta-se nas teorias do Qi (energia vital), Xue (sangue) e Zang Fu (órgãos internos), guiando-se pela teoria dos Jing Luo (meridianos e colaterais). Popular desde 1600 AC a massagem Tui Na evoluiu ao longo dos séculos e revela-se actualmente extremamente eficaz na prevenção e tratamento de diversas patologias não só músculo-esqueléticas como também a nível da medicina interna.

Benefícios da Massagem Tui Na

  • Terapia corporal que tem como finalidade regular a função dos meridianos, equilibrando o fluxo de energia;
  • Para além de ser um excelente tonificador muscular, melhora a circulação sanguínea e ao mesmo tempo é um óptimo método de relaxamento;
  • Resolve a razão dos problemas pela raiz e frequentemente detecta e corrige sinais patológicos que, embora às vezes ainda não visíveis, poderão manifestar-se e perigosamente enraizar-se no indivíduo;
  • Pode aumentar a imunidade do corpo, ajustando as funções do mesmo;
  • É altamente eficaz, benéfico, uma medicação ideal e sem efeitos colaterais;
  • Melhora a microcirculação do sangue e do sistema linfático, o que traz recuperação mais rápida para as várias lesões dos tecidos moles;
  • Regula o Yin e o Yang, para que a função do corpo volte ao normal;
  • Pode regular também a microcirculação dos órgãos internos que ajusta o funcionamento dos mesmos;
  • Ao exercer efeito no Sistema Nervoso Central, pode ser usado para provocar anestesia, para baixar a febre nas crianças, ajustando a temperatura do corpo, e também para tratar a hipertensão e a neurose;
  • É eficaz no combate e prevenção de doenças e por muitos considerado um "elixir da longevidade".

 

Objectivo da massagem de relaxamento

Através de movimentos lentos e de pressão e intensidade moderadas, a massagem de relaxamento é uma massagem profunda e relaxante que elimina tensões e ansiedades. Tem como principal objectivo acalmar e relaxar corpo e mente, restabelecendo o equilíbrio entre ambos. Possui ainda o dom de despertar sentidos, devolvendo ao corpo a sua energia e vitalidade naturais.

Benefícios da massagem de relaxamento

  • Equilibra o organismo, assegurando o funcionamento pleno dos sistemas circulatório, linfático, respiratório, músculo articular e digestivo;
  • Permite e motiva a auto regulação do organismo, com acção directa sobre os mais variados sintomas físicos – dores musculares, reumatismo, artrite, tensão nervosa, dores de cabeça, enxaquecas e insónias;
  • Aumenta a circulação linfática e melhora o sistema imunológico;
  • Ajuda na eliminação de toxinas;
  • Regenera o cérebro, fortalecendo os níveis de atenção e concentração, potenciando os níveis de criatividade e imaginação;
  • Efeito relaxante no sistema nervoso que diminui o stresse e permite um sono mais relaxado;
  • O contacto físico proporcionado pela massagem induz conforto emocional;
  • Trabalha o estado anímico da pessoa – se esta estiver exausta a massagem tem um efeito enérgico e revitalizador, se estiver agitada e ansiosa a massagem terá um efeito sereno e calmante;
  • Ao proporcionar serenidade e calma, leva à libertação das emoções;
  • Possui um efeito psicológico e emocional muito positivo sobre a auto-estima, potenciando-a.

 

Objectivo da massagem Shiatsu

"Shiatsu", ou "Pressão do dedo" em japonês, é uma terapia que visa a recuperação e manutenção da saúde através do reequilíbrio da rede energética do nosso corpo, a qual dirige o nosso crescimento, funções vitais, actividade e consciência ao longo de toda a vida.
Segundo a tradição oriental, todos os nossos problemas, sejam eles de ordem física, emocional, mental ou espiritual, estão relacionados com um qualquer desequilíbrio no sistema energético. Através de circuitos definidos (meridianos), o Shiatsu promove o reequilíbrio físico e energético, ao mesmo tempo que torna mais robusto o sistema imunitário.

Benefícios da massagem Shiatsu

  • Permite equilibrar o fluxo energético e fazê-lo fluir para os órgãos, glândulas, músculos, nervos e sangue;
  • Ajuda a tonificar os músculos e a precaver a atrofia muscular;
  • Promove a regeneração do corpo e o seu bem-estar;
  • Melhora a respiração, a postura e a circulação;
  • Relaxa corpo e mente;
  • Clarifica a mente.

 

Objectivo da massagem para bebés – Shantala

Essencialmente, massajar um bebé é um acto de amor que fortalece e reforça o elo maternal e ajuda a criança a crescer feliz e com maior auto-estima.
Originária da Índia, a Shantala mais não é que carinho com sequência, técnica e direcção, que deve ser repetida no bebé diariamente a partir do primeiro mês de idade e que se intensifica à medida que ele se desenvolve. As suas características são o silêncio, a concentração e o amor. A essência da massagem Shantala consiste na intensa e sentida transferência do amor intuitivo e primordial da mãe para o seu filho, por meio de leves toques e doces manipulações do seu corpo, desenvolvendo dessa forma outros tipos de diálogo não-verbais entre ambos.

Benefícios da massagem para bebés – Shantala

  • Fomenta o desenvolvimento motor, emocional e reforça o vínculo e a segurança através do toque da pele;
  • Fortalece o sistema imunológico do bebé aumentando o número de plaquetas, de hemoglobinas e das células vermelhas e brancas;
  • É excelente para os sistemas circulatório e linfático pois activa a circulação sanguínea local;
  • Regula a pressão arterial e aumenta a distribuição de sangue para os órgãos internos, músculos, tecidos e partes do corpo manipuladas;
  • Alivia as tensões e a ansiedade;
  • Evita o uso de remédios;
  • Aumenta a resistência às doenças;
  • Melhora o desenvolvimento neurológico (desenvolvimento psicomotor);
  • Ajuda no crescimento de relacionamentos emocionais saudáveis;
  • Ajuda a acalmar as cólicas e a prisão de ventre;
  • Tonifica os músculos;
  • Promove um sono tranquilo e regular;
  • Ajuda a diminuir as dores da dentição;
  • Aumenta a percepção corporal do bebé;
  • Melhora o sistema respiratório, ajudando o organismo a expelir toxinas;
  • Melhora o sistema digestivo do bebé;
  • Contribui para o contacto afectivo e promove a harmonia do bebé com o mundo exterior;
  • Proporciona prazer e uma sensação de relaxamento ao bebé.

 

Objectivo da massagem terapêutica para bebé

A massagem terapêutica do bebé consiste num conjunto de técnicas manipulativas que se aplicam a partir das três semanas de vida e que se adaptam às diversas fases do desenvolvimento da criança, de modo a estimular o sistema neuromotor desde o seu nascimento.
É uma actividade terapêutica que tem como objectivos estimular, interagir, relaxar e serenar o bebé.

Benefícios da massagem terapêutica para bebé

  • Reduz a ansiedade;
  • Auxilia nos problemas de gases e cólicas, ajudando a regular os intestinos;
  • Ajuda com as insónias, originando um sono tranquilo;
  • Promove a consciência corporal;
  • Melhora a qualidade de vida do bebé.

 

Objectivo da massagem durante a gravidez

À medida que a gravidez evolui, aumentam também alguns dos desconfortos que lhe estão associados, nomeadamente dores de costas, má circulação, tensões, entre outros. Para ajudar a alcançar o bem-estar indispensável nesta fase, sugerimos algumas massagens específicas para o período da gravidez, uma vez que são muitos os benefícios que estas podem proporcionar, tanto para a mamã como para o bebé. Assim, tem à sua disposição no Prema Yoga massagens específicas Ayurveda, Tuina ou de Relaxamento, qualquer uma delas adequada à condição da mulher no seu período de gravidez.

Benefícios da massagem durante a gravidez

  • Reduz significativamente o stresse físico e a fadiga e aumenta a energia, estimulando a circulação e o sistema linfático;
  • Provoca uma pressão arterial moderada;
  • Alivia a tensão muscular;
  • Alivia a depressão ou a ansiedade que são muitas vezes causadas pelas alterações hormonais;
  • Promove uma imagem do corpo mais saudável e mais feliz à medida que as mudanças físicas ocorrem;
  • Alivia a ansiedade natural durante este tempo e ajuda a preparar o corpo e a mente para o parto.

 

Workshops temáticos

De modo a proporcionar todo um vasto conjunto de conhecimentos e experiências que visem essencialmente o bem-estar físico, a serenidade e a felicidade pessoal, o Prema Yoga irá, sempre que seja oportuno e pertinente, realizar workshops que cubram todas as áreas de actividade que possam ajudar a melhorar a qualidade de vida de cada um.

Objectivo da Podoreflexologia

A podoreflexologia é mais um dos métodos complementares da acupuntura e é uma terapia que consiste na aplicação manual de diferentes pressões em pontos específicos (reflexos) dos pés. Cada um destes pontos corresponde a um órgão, glândula e estrutura do corpo que após uma estimulação correcta desencadeia processos naturais de auto-cura do corpo humano e induz a um estado de relaxamento que nos ajuda no regresso ao equilíbrio físico, mental, psíquico, energético e espiritual. A podoreflexologia é sobretudo uma terapia preventiva e muito fiável como método de diagnóstico do estado do organismo, sendo adequada a pessoas de todas as idades. Ajuda a corrigir desequilíbrios no nosso sistema, a aliviar focos de tensão e a restabelecer a harmonia energética do corpo como um todo, restaurando e mantendo o equilíbrio natural do corpo rumo ao bem-estar geral.

Benefícios da Podoreflexologia:

A podoreflexologia ajuda a tratar:

  • Dores de costas;
  • Enxaquecas;
  • Problemas sexuais;
  • Problemas de fertilidade;
  • Artrites;
  • Desequilíbrios hormonais, menopausa:
  • Problemas digestivos;
  • Stresse, ansiedade, insónia, depressão;
  • Alergias.

 

Objectivo da Homeopatia

O Semelhante Cura o Semelhante. É este o principio básico da Homeopatia e significa que uma substancia que tenha a capacidade de induzir sintomas num individuo saudável, tem também a capacidade de curar qualquer doença com esses mesmos sintomas. Terapêutica reconhecida oficialmente, a Homeopatia é uma das práticas mais estimuladas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para ser implementada em todos sistemas de saúde do mundo, razão por que, presentemente, entre um quinto e um quarto dos cidadãos da União Europeia recorre à homeopatia como um meio de restaurar e melhorar a sua saúde. Trata-se de um modo de tratamento absolutamente não-invasivo e suave, adequado a todos os grupos etários.

“A prática da Homeopatia envolve a selecção e a prescrição de um remédio único (Homeopático) que através de anteriores testes em pessoas saudáveis e através de experiência clínica, se sabe que produz uma sintomatologia similar com a do paciente. O remédio é então prescrito numa dose mínima adequada a promover a cura, feito individualmente e por medida para cada paciente.” (ECCH – European Council for Classical Homeopahy Constitution 1990)

Benefícios da Homeopatia

  • É um tratamento natural;
  • Fortalece a relação médico-paciente, um dos elementos fundamentais da terapêutica;
  • Promove a humanização na atenção, estimula o auto cuidado e a autonomia do paciente;
  • Actua nas doenças crónicas não transmissíveis (asma, enxaquecas e reumatismo), doenças respiratórias (amigdalites, otites, gripes e constipações, rouquidão ou laringites), alérgicas (rinite alérgica) e transtornos psicossomáticos relacionados com stresse e ansiedade, reduzindo o recurso a intervenções hospitalares.

 

Objectivo da Indian Head Massage

A Indian Head Massage, ou Massagem Indiana à Cabeça, é baseada no sistema Ayurvédico e tem por objectivo libertar o stresse e a tensão acumulados nos tecidos, músculos e articulações da cabeça, rosto, pescoço e ombros.

Benefícios da Indian Head Massage

A Massagem Indiana à Cabeça é especialmente pensada de forma a aliviar:

  • Tensões;
  • Stresse
  • Fadiga;
  • Insónias;
  • Dores de cabeça;
  • Sinusite;
  • Acalma e relaxa;
  • Deixa uma sensação de energia e revitalização única;
  • Potência a concentração;
  • Propicia a mobilidade e flexibilidade no pescoço e ombros;
  • Melhora a circulação sanguínea e o fluxo linfático;
  • Liberta os nós da tensão muscular;
  • Relaxa os tecidos.

 

Objectivo da Terapia Reiki

Antiga arte tibetana de canalizar a energia vital pela imposição das mãos, o Reiki foi redescoberto no Japão em meados do século XIX, pelo Dr. Mikao Usui, e introduzido na América e Europa já em meados do século XX. Reiki é uma palavra de origem japonesa que poderá ser traduzida por "energia vital do universo" ou "força da energia vital do universo" (Rei = Universal, Ki = energia).

Benefícios da Terapia Reiki

Terapia complementar e integrativa, que trabalha em conjunto com todas as Medicinas e outras Terapias, o Reiki é um método que permite revitalizar, equilibrar e auxiliar a pessoa no seu processo de cura, promovendo benefícios em todos os aspectos do ser humano: físico, emocional, mental e espiritual.

Durante o tratamento e após a sua aplicação, o Reiki:

  • Provoca no organismo uma sensação de profundo relaxamento, conforto e paz;
  • Oferece uma sensação de alívio emocional (dissolve bloqueios emocionais);
  • Purifica, equilibra os chakras, reforça e restabelece os circuitos normais da energia;
  • Facilita o fluxo da força vital necessária ao reequilíbrio e harmonia do organismo;
  • Não apresenta qualquer contra indicação, podendo ser aplicada em pessoas de todas as idades, em qualquer lugar, altura ou situação;
  • Não realiza diagnóstico nem receita medicamentos, apenas canaliza a energia e não exclui as outras medicinas ou terapêuticas, antes pelo contrário, pode ampliar a sua eficácia;
  • É também muito procurado enquanto terapia para relaxamento.

 

Objectivo da Cura Reconectiva

A Cura Reconectiva utiliza um espectro alargado de frequências de energia que, ao interagirem com o nosso organismo, provocam vibrações e induzem um processo de retorno ao estado de equilíbrio natural do corpo.

Actuando ao nível físico, mental, emocional e espiritual, devolve um estado de saúde plena ao nosso organismo. Pode ocorrer de imediato a cura de um sintoma físico ou uma cura a nível emocional que, mais tarde, se irá traduzir numa cura a nível físico e/ou numa melhoria da sua qualidade de vida.

Abra-se a este novo campo de energia, luz e informação e usufrua dos benefícios da Cura Reconectiva com uma facilitadora certificada pela The Reconection®.

Benefícios da Cura Reconectiva

  • Actua ao nível físico, mental, emocional e espiritual;
  • Induz um processo de retorno ao estado de equilíbrio natural do corpo;
  • Devolve um estado de saúde plena ao nosso organismo.